Considerar o cotidiano como premissa fundamental na elaboração de propostas pedagógicas é importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, o cotidiano é o lugar onde a maioria dos alunos vivencia suas experiências diárias, portanto, é um espaço privilegiado para o processo de aprendizagem.

Ao utilizar o cotidiano como referência, o ensino se torna mais significativo e contextualizado, uma vez que os alunos podem se relacionar mais facilmente com os temas abordados. Além disso, ao trazer a realidade cotidiana para a sala de aula, é possível estabelecer uma ponte entre o conhecimento científico e o conhecimento empírico dos alunos, o que facilita a compreensão e a aplicação dos conceitos.

Outro aspecto importante é que a utilização do cotidiano como referência pedagógica pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Ao abordar temas que têm impacto direto na vida cotidiana, como questões ambientais, sociais e culturais, é possível estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o papel de cada um na sociedade.

Por fim, é importante ressaltar que o cotidiano não deve ser encarado como um fim em si mesmo, mas como uma ferramenta para a construção do conhecimento. É preciso estabelecer uma relação crítica e reflexiva com a realidade cotidiana, buscando compreender as suas nuances e contradições, a fim de promover mudanças positivas na vida das pessoas e na sociedade como um todo.