A aprendizagem autodirigida é uma abordagem de ensino em que a pessoa é responsável pelo próprio processo de aprendizagem. Em vez de seguir um currículo pré-determinado e receber instruções de docentes, a pessoa autodirigida define seus próprios objetivos de aprendizagem, escolhe seus próprios materiais e recursos de aprendizagem, e avalia seu próprio progresso.
Essa abordagem se baseia na ideia de que as pessoas são naturalmente curiosas e motivadas a aprender e que, se lhes for dada a liberdade e o suporte adequados, elas podem aprender de forma mais eficaz do que se forem simplesmente receptores passivos de conhecimento.
Para que a aprendizagem autodirigida seja bem-sucedida, é necessário que a pessoa tenha habilidades como autoconhecimento, autogestão, autorregulação, autoavaliação e autoaprendizagem. Além disso, é importante que as pessoas tenham acesso a recursos e orientação adequados para apoiar sua aprendizagem, como livros, materiais on-line, mentores, tutores ou comunidades de aprendizagem.
A aprendizagem autodirigida é frequentemente usada em contextos de educação de adultos, como cursos de educação continuada ou programas de treinamento profissional, mas também pode ser usada em outros níveis de ensino. Essa abordagem pode ser especialmente útil para desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração, que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e na sociedade em geral.